segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

"Depois de 20 anos na escola..."

Às vezes me pego pensando em quantas coisas não aprendemos na escola. Não me refiro a teorias ou datas importantes. Refiro-me a conceitos básicos de que todo ser humano deveria aprender.
Não sei se conceitos seria a palavra mais adequada para chamar esses detalhes.
Os professores não costumam nos ensinar que para conseguir o que desejamos de verdade na vida precisamos ser fortes, determinados, e até, quem sabe, frios.
Mas como ser forte?
Como ignorar sentimentos?
Como não demonstrar fraqueza, mesmo sabendo que todo ser humano possui um ponto fraco?
A escola não nos responde perguntas como essas. Mas a vida sim. Só que na vida não temos aulas antes dos exercícios práticos.
Na vida, a aprendizagem é direta, sem rodeios. E eu diria até um pouco dolorosa. Não existem explicações prévias, vivemos as lições com a cara e a coragem. E se não tivermos nem uma coisa nem outra, adquirimos depois de muita prática, de muitos desafios, de muitas decepções, de muita dor.
O bom disso tudo é saber que todo esse sofrimento no processo de aprendizagem da vida um dia passa, mas não leva o que nos foi ensinado. E daí sim, aprendemos de verdade coisas que realmente nos serão úteis pro resto de nossas vidas em qualquer situação.
Não estou dizendo que o que a escola nos ensina é inútil ou desprezível. De forma alguma.
Apenas acredito que tudo aquilo que um dia anotamos em folhas pautadas poderia ser muito melhor utilizado se aprendessemos depois de aprovados na escola da vida.
Mas, pensando melhor, talvez não tivesse graça.
Talvez o que devemos aprender seja realmente isso, como buscar nossas respostas por nossas próprias mãos. E isso só se aprende com o passar do tempo, só se aprende vivendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário